HISTÓRIA DOS PRODUTORES

FAZENDA SANTA LUZIA

A Queijaria Artesanal Fazenda Santa Luzia é resultado da verticalização da produção de leite da Fazenda Santa Luzia, localizada em Itapetininga, Estado de São Paulo, que há quase 40 anos produz leite tipo B de vacas da raça Simental, registradas na Associação Brasileira de Criadores da Raça Simental e Simbrasil (ABCRSS).

Os queijos são produzidos de maneira diferenciada, ao estilo das queijarias artesanais européias, comprometendo-se a fabricar um produto diferenciado e autêntico, visando atender um público exigente quanto ao atributo qualidade. A produção é em pequena escala e a matéria-prima em sua totalidade é obtida da produção leiteira da própria fazenda.

Os queijos artesanais e queijos especiais são curados em câmaras de maturação apropriadas por períodos variando até 3 anos. Durante a fase de maturação ocorre o desenvolvimento do sabor, aroma e textura próprios de cada queijo. Não há a utilização de nenhuma espécie de conservante químico.

PRODUTOS

BRAUKÄSE

Queijo de massa semi-cozida que adquire a cor e sabor de cerveja. Tem o interior macio e consistência amanteigada. Matura 40 dias em nossa câmara subterrânea. Leva em sua receita cerveja artesanal, o que lhe confere sabor e também a cor alaranjada.

Este queijo é criado em parceria com Cervejarias Artesanais Brasileiras, e leva o nome Braukäse que em alemão significa algo como “queijo do cervejeiro, ou da cervejaria”.

TROPEIRINHO

Irmão caçula do Tropeiro, o Tropeirinho tem muita semelhança em sabor e textura com seu irmão mais velho, mas matura por menos tempo.

Também recebe cinza em sua casca e é decorado com uma faixa de capim e um fio de couro, remetendo ao lenço que os Tropeiros usavam em sua indumentária de montaria.

PIONEIRO

Queijo feito com leite cru selecionado, o Pioneiro é o retrato do terroir da Fazenda Santa Luzia, revelando o sabor e aroma típicos de nossas pastagens e do leite do rebanho Simental.

Tem sabor pronunciado, intenso e apresenta olhaduras.

Leva este nome por ser o primeiro queijo da propriedade com receita 100% original.

BANDEIRANTE

Queijo de massa semi-crua, com casca alaranjada, devido à lavagem com corante vegetal de urucum. Tem massa homogênea com textura macia, untuosa e sabor suave.

Derrete bem e é uma ótima opção para sanduíches e pratos. É ideal para preparar a Raclette.

CARIJÓ

Queijo de massa semi-cozida, macia e amanteigada, curado por 3 meses. Temperado com kümmel (Carum carvi), alcarávia em português. Semente muito utilizada na culinária alemã e austríaca que confere um sabor característico ao queijo.

Seu nome é inspirado na penugem das galinhas carijó, criadas na fazenda.

CASTANHO

Queijo produzido com leite cru integral selecionado do nosso rebanho de vacas Simental. Cura durante 2 anos em câmara de maturação com temperatura e umidade controladas.

Tem cor castanha, massa dura e quebradiça com sabor pronunciado e picante, persistindo na boca por longo tempo.

DIONÍSIO

Queijo branco lavado regularmente com vinho branco das Serras Gaúchas, afinado em câmara com temperatura e umidade controladas. Tem interior muito cremoso, casca crocante, mofada com sabor e aroma persistentes. Conforme vai envelhecendo, sua massa torna-se mais cremosa e começa a escorrer. O nome foi dado em homenagem a Dionísio, o Deus grego do vinho.

FERNÃO

Queijo meio-duro, de massa cozida com maturação acima de 10 meses. Tem sabor pronunciado, chegando a picante conforme envelhece. Sua textura é amanteigada e a massa homogênea. Leva este nome em homenagem ao bandeirante paulista.

GARNIZÉ

Queijo de massa semi-cozida, macia e amanteigada, curado por 3 meses. Temperado com ervas finas (sálvia, manjerona, tomilho e alecrim) que conferem ao queijo um sabor característico. Casca pintada com espinafre desidratado.

O nome Garnizé é o nome de uma raça de galinha, criada na fazenda.

GIRAMUNDO

Queijo de massa cozida e dura em formato de bola com eventuais olhaduras internas e cura acima de 4 meses. Quando bem maturado, tem sabor intenso, levemente picante e textura mais quebradiça. Sua casca tem coloração avermelhada devido à pintura com beterraba. Foi batizado de Giramundo, pois é o primo brasileiro do Queijo do Reino, que nasceu na Holanda, passou por Portugal e chegou ao Brasil, além ter forma de bola e poder girar.

SIMENTAL

Queijo de massa semi-crua e casca lavada. Tem a casca e interior de cor alaranjada devido à adição de corante vegetal de urucum. O queijo Simental tem sabor suave e textura macia, cremosa. Leva esse nome em homenagem à raça leiteira que produz o leite.

TROPEIRO

Queijo de massa cozida, curado em câmara de maturação por 4 meses. Tem sabor suave e textura amanteigada. No processo de maturação é coberto de cinza vegetal, o que confere ao queijo um aspecto cinzento. Leva este nome em homenagem aos Tropeiros que passavam pela cidade de Itapetininga com suas tropas de mulas.

PRODUTOS  SUJEITOS À DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE

CONTATO

Entre em contato conosco através do formulário abaixo:

2 + 2 =

(19) 3201.9211   |   (19) 99806.9211   |   Av. dos Imigrantes, 161, Vinhedo-SP

(19) 3201.9211   |   (19) 99806.9211
Av. dos Imigrantes, 161, Vinhedo-SP

Todos os Direitos Reservados @ Queijos, Vinhos & Afins. 
Desenvolvido por Agência Kiwee

Todos os Direitos Reservados @ Queijos, Vinhos & Afins.
Desenvolvido por Agência Kiwee