BLOG QUEIJOS, VINHOS & AFINS

ESPUMANTE BRASILEIRO

Gilberto Pedrucci

“Existe algo muito peculiar no mundo do vinho: a pessoa se envolve, se encanta e esta paixão passa a fazer parte da sua existência. É emocionante ter uma marca de espumante com o teu nome pois transcende o aspecto comercial. É como fazer parte dos momentos especiais de muitas pessoas e de muitas famílias.”

Gilberto Pedrucci – Proprietário e Enólogo da Casa Pedrucci

HISTÓRIA

O espumante natural é parte da história do Município de Garibaldi, já que em 1915, Armando Peterlongo começou a elaboração do que seria o primeiro espumante produzido no Brasil. Anos depois, outras vinícolas que chegaram na cidade possibilitaram que marcas como Georges Aubert, Chandon, De Gréville e Forestier transformassem Garibaldi no maior produtor nacional.

Com a abertura de mercados e a criação do Mercado Comum Europeu e do MERCOSUL, foram criadas regras que impedem aos países membros o uso de nomes e expressões que identifiquem produtos de outras regiões, e, por tal razão, ficou proibido o uso de palavras como champagne e cognac.

A Espanha adotou o nome cava e a Itália o nome espumante para identificar seus espumantes naturais. O Brasil começou a identificá-los como espumantes, nome adotado rapidamente pelo mercado consumidor.

Garibaldi, na Serra Gaúcha, é o município onde o espumante natural é o principal produto das vinícolas, em especial das pequenas e médias. Uma clara demonstração da importância desse magnífico produto é o desenvolvimento de projetos como a Rota dos Espumantes, as Microchampanharias e o Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi – CPEG.

TERROIR

A Serra Gaúcha possui duas variáveis fundamentais para a elaboração de espumantes de qualidade: excelentes clima e solo que proporcionam condições excepcionais para o cultivo de uvas destinadas a esse fim e domínio absoluto sobre a técnica de elaboração do vinho base, tomada de espuma e maturação. Afinal, são quase cem anos de tradição e experiência na produção de espumantes de qualidade, seja pelo método tradicional, conhecido como Champenoise, como pelo método Charmat.

Espumante natural é o produto no qual o gás carbônico ou a presença de espuma é resultante da fermentação alcoólica natural provocada num vinho base, em recipientes fechados de grande tamanho (Método Charmat) ou na própria garrafa (Método Tradicional, idêntico ao Champagne na França). Essa definição universal estabelece claramente que o espumante é elaborado a partir de um vinho chamado de vinho base ao qual se incorpora o gás carbônico através de um processo natural.

Desta forma, através de um terroir perfeito e excelência na elaboração, o Brasil produz espumantes com características imprescindíveis a um produto de qualidade: perlage intenso, aromas finos e elegantes, incrível frescor e persistência no paladar, são alguns dos descritores presentes neste produto único da vitivinicultura brasileira.

Nenhuma bebida alcoólica junta tantos atributos como o espumante natural: é festivo, versátil, sofisticado e companheiro perfeito para todo momento. É por essa razão que o espumante deixou de ser destinado exclusivamente aos momentos festivos e passou a ser companheiro de aperitivos, refeições e sobremesas. O mais sofisticado dos vinhos está fazendo parte do dia a dia dos brasileiros.

AUTOR:
GILBERTO PEDRUCCI
Casa Pedrucci – Proprietário e Enólogo

CONTATO

Entre em contato conosco através do formulário abaixo:

8 + 6 =

(19) 3201.9211   |   (19) 99806.9211   |   Av. dos Imigrantes, 161, Vinhedo-SP

(19) 3201.9211   |   (19) 99806.9211
Av. dos Imigrantes, 161, Vinhedo-SP

Todos os Direitos Reservados @ Queijos, Vinhos & Afins. 
Desenvolvido por Agência Kiwee

Todos os Direitos Reservados @ Queijos, Vinhos & Afins.
Desenvolvido por Agência Kiwee